quinta-feira, 11 de outubro de 2012



ALGUMA COISA A RESPEITO DA GENEROSIDADE


“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente.”





Muito se fala na tal generosidade, no ato de “dar o que tem sem olhar a quem”. Será que é mesmo por aí? Os políticos brasileiros, extremamente generosos (entre si), criaram até o tal de “é dando que se recebe”. É uma variação, oportunista, da famosa oração de São Francisco de Assis, que visa apenas os bens espirituais, mas nas mãos dos nossos políticos, virou objeto de troca de favores eleitoreiros ou políticos, sempre em benefício apenas dos envolvidos. Se, por acaso, esses benefícios respingarem em alguém fora do círculo, é pura sorte!

Mas não é sobre isso que quero falar agora. É sobre a generosidade pura, sem expectativas pessoais, apenas a vontade de dividir o que temos com quem necessite e, muitas vezes nem espere pelo gesto, pelo sentimento. Sim, pois a generosidade não é simplesmente material. É essencialmente espiritual. Não é um ato político, mas de desapego, de desprendimento, visando apenas o bem do próximo, não importa quem.

Não adianta limparmos nossos armários e distribuirmos nossos objetos usados e roupas velhas, que já não nos servem mais. Claro que essa distribuição poderá fazer bem a alguém, mas não é, necessariamente, um gesto de generosidade. Afinal, precisamos abrir espaço em nossos armários para novos objetos e novas peças de roupas. Não deixa de ser um gesto de caridade, que ajudará alguém para quem sirvam aquelas roupas. Mas a generosidade consiste em não nos apegarmos, avaros, àquilo que obtivemos e compartilharmos com nosso próximo. Podem ser bens materiais, mas também podem ser bens espirituais, como carinho, companheirismo, amor. Pode ser o tempo que usamos tratando de um doente, ensinando algo a alguém, fazendo uma tarefa que contribuirá para o bem estar de outro, sem qualquer tipo de compensação material.

Quando acontecem catástrofes como enchentes, deslizamentos de terra, terremotos e outros acidentes da natureza, muita gente se mobiliza reunindo rapidamente roupas, calçados, colchões, alimentos e os enviam para os desabrigados. Nesses casos, não se sabe para quem irão aqueles objetos, mas apenas que serão extremamente úteis, contribuindo para retomarem suas vidas, recomeçarem praticamente do zero. Esta forma desinteressada de doação, além de nos enriquecer espiritualmente, faz com que nos sintamos mais humanos e em maior sintonia com nossos próximos, no caso, os que tudo perderam. 

São tantas as formas de exercitarmos a generosidade!



Veja, por exemplo, a campanha anunciada no blogue da Luma:


Trata-se, simplesmente, de escolher um livro (que possa ser útil a alguém!) e “esquecê-lo” em algum lugar para ser encontrado por alguém. Você pode deixar dentro do livro, um bilhete explicando que o mesmo não foi esquecido por acaso, e sim deixado ali para ser compartilhado. Peça, no bilhete, para que a pessoa, após terminar a leitura, faça o mesmo, difundindo o hábito da leitura na tentativa de atingir pessoas que, muitas vezes não têm condições financeiras de adquirir um livro. E dessa forma estaremos exercitando o desapego.

Nesta postagem, referente à 3ª edição, a Luma explica direitinho do que se trata e como poderemos ajudar a difundir esta prática. Já aqui ela fornece todas as opções para participar desta 5ª edição que acontecerá entre os dias 08 e 16 de novembro.

Mas é minha opinião que não precisamos nos limitar a essas datas para praticar esse ato generoso de libertar um livro, compartilhando nosso conhecimento, difundindo o hábito da leitura e, muitas vezes, colocando o livro nas mãos de alguém que não poderia adquiri-lo de outra maneira. Podemos fazer desse “esquecimento” um hábito. Deixando o livro já lido em um banco de praça, ou de ônibus. Dentro de um carrinho de supermercado, ou sobre o balcão de uma loja. Em qualquer lugar, por mais inusitado que possa parecer, desde que possa ser encontrado por alguém. E você nem precisa ser blogueiro para isso! Basta ser generoso. Afinal, é tão simples ser generoso que, muitas vezes nem somos percebidos ou valorizados como tal! Mas não é em troca de reconhecimento que compartilhamos o que temos. É em benefício de alguém. E não importa quem.





Um gesto de generosidade nos faz sentir mais humanos.







4 comentários:

  1. Zeca!! Tenho que agradecer papai do céu por me aproximar de pessoas como você. Nada é por acaso!! Obrigada pela divulgação e por dizer tão bem sobre a generosidade. Espero que as pessoas se comovam ao ler o seu texto e se prontifiquem a querer compartilhar. Ninguém é feliz sozinho!! ;)
    A semana estipulada para acontecer o evento é apenas para que as pessoas contem suas experiências, que bem pode ser um resumo do que fizeram no intervalo entre as edições do Bookcrossing blogueiro.
    Eu optei por contar uma experiencia por vez, justo para não inibir os participantes. Por ser o livro um objeto caro, muitas vezes um único exemplar é passado entre amigos e familiares. Quando ele descansa na estante é a hora de libertá-lo.
    Esse tempo estipulado para o BookCrossing Blogueiro serve para espalhar a ideia e incentivar as pessoas. Mas lógico, libertar os livros pode ser a qualquer tempo!!
    Obrigada!! E vamos nós mais uma vez!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma!

    Gostaria de divulgar ainda mais, o que tenho feito no boca-a-boca com os amigos do meio "não virtual". Mas o blog ainda não pegou ou as pessoas não estão gostando do que estão lendo por aqui... Paciência! Um dia acerto!
    Na verdade, não me preocupei muito com a divulgação do blog, só com a oportunidade de colocar, aqui, o que me vem à cabeça. E se, com este espaço, puder fazer algo que ajude alguma pessoa ou alguma causa, já ficarei feliz.
    Eu mesmo ainda não escolhi o livro, mas estou pensando no "1808" do Laurentino Gomes, que conta a história da vinda da família real para o Brasil. Acho que tem um apelo a mais para que a pessoa que o encontrar sinta vontade de lê-lo.
    E vamos em frente! Sempre!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria achar esse livro!! ;)
      Zeca, da lista de blogues que você frequentava anteriormente, quantos estão na ativa? Muitos blogues fecharam e outros foram abertos. Acho que tem que pesquisar na lista dos blogues que frequentava, os blogues que estes blogueiros agora frequentam, pois devem ter um gosto de leitura parecido com o seu. A melhor forma de divulgar um blogue, ainda é comentando nos blogues que gosta.
      Sempre gostei do seu jeito de escrever e se comunicar com os blogueiros - não deve fazer nada contrariado! :) Beijus,

      Excluir
  3. Luma,

    por uma falha minha, só hoje vi este comentário seu! Não gosto de deixar ninguém sem resposta e, você, uma pessoa tão especial, não merece esta desatenção!
    Tenho visitado alguns dos antigos "amigos virtuais". Vários dos que eu mais gostava estão desativados ou partiram para o tal do twitter, que eu, não saberia explicar por que, não consegui engolir até hoje... talvez pela minha prolixidade... risos.
    Outros, sumiram da net e bem poucos continuam... alguns destes tão ou mais desanimados que eu... risos. Na verdade, no meu caso, o "desânimo" foi resultado dos problemas com meus pais que vêm se agravando ao longo dos últimos anos. E com isso, o meu tempo tem sido utilizado, quase integralmente, no cuidado deles.
    Aos poucos vou me reencontrando, especialmente se contar com os seus valiosíssimos conselhos. De todos os blogueiros que conhecí, você é, na minha opinião, a mais constante e a que mais entende da arte de ter e manter um blogue, sempre com assuntos interessantes, elaborados com carinho e respeito pelos leitores.
    E não posso deixar de sentir-me envaidecido por você, uma das melhores blogueiras que já conheci, dizer que gosta do meu jeito de escrever. Obrigado pelo apoio e pelo incentivo.

    Beijo, com carinho.

    ResponderExcluir